Neuropiscopedagogia como intrumento para o desenvolvimento pleno e integral
- Juliana Ortiz
- 29 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 11 de nov. de 2024
Ainda vivemos em um contexto social onde, diante de qualquer mínima suspeita de neurodivergência, atipicidades ou dificuldades de aprendizagem, os profissionais mais procurados são neurologistas e psicólogos. Embora essas áreas sejam fundamentais, o trabalho necessário é multidisciplinar e envolve uma gama muito mais ampla de conhecimentos.
A psicopedagogia surgiu justamente dessa necessidade de integrar saberes diversos. Médicos, psicólogos e pedagogos se uniram para estruturar uma área que nenhuma dessas categorias conseguia atender isoladamente. Nem todo neurologista tem conhecimento aprofundado sobre transtornos como TDAH, TEA, TOD, entre outros. É necessário um médico especializado. Da mesma forma, nem todo psicólogo está familiarizado com áreas como dislexia e disgrafia; é preciso um psicólogo especializado. E muitos pedagogos desconhecem as funções neurofisiológicas do processo de aprendizagem. Mesmo com especializações, esses profissionais ainda representam apenas uma parte do todo, que é muito mais complexo.
A psicopedagogia é a única área da saúde que estuda como aprendemos, nos desenvolvemos e construímos nossos saberes. Ela investiga como o sistema afeta nosso desenvolvimento e como as neurodiversidades fazem com que indivíduos criem sistemas únicos de desenvolvimento. A neuropiscopedagogia, por sua vez, complementa esse campo ao integrar conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento, neurologia, neurofisiologia e as necessidades neuropsicosociais e farmacológicas envolvidas.
Embora a formação acadêmica em psicopedagogia seja relativamente nova no Brasil, ela nasceu e se desenvolveu na Europa, foi amplamente recebida na Argentina, onde Jorge Visca, o pai da psicopedagogia, deu seus primeiros passos, e se expandiu para a América do Norte. No Brasil, a psicopedagogia começou como uma especialização, mas agora está se consolidando como uma formação completa, convidando-nos a mergulhar profundamente no conhecimento do neurodesenvolvimento, na compreensão da neurologia e neurofisiologia, e nas necessidades neuropsicosociais e farmacológicas, além das formações familiares e institucionais. Esse campo nos convida a imergir no ser humano para ser guias e oportunizar o melhor desenvolvimento de acordo com a singularidade de cada indivíduo.
Na minha opinião, toda escola deveria ter um psicopedagogo ativo. Toda criança deveria ter a oportunidade de acompanhamento psicopedagógico clínico ou institucional, pois é um mito que esse olhar só é necessário em meio a diversidades. Todos aprendemos, construímos saberes e nos desenvolvemos com qualidades e necessidades únicas. Nossa forma de aprender é única, independentemente de diagnósticos e disfunções. Se podemos melhorar e auxiliar crianças, jovens, adolescentes, adultos e idosos a desenvolverem todo o seu potencial, por que não fazer isso?
Para mim, a neuropsicopedagogia é uma missão. É a oportunidade de ajudar o ser humano a se desenvolver plenamente, transformar limitações em habilidades e entender que, dentro de tanta pluralidade, cada pessoa é singular. Podemos ir muito além do que medicamentos ou métodos tradicionais de ensino podem oferecer. Embora apenas 7% das crianças medicadas realmente precisem de medicação, muitas vezes somos colocados em caixas, e o diferente não é bem-vindo. Podemos oferecer mais, ser mais, e a neuropsicopedagogia representa essa imensa oportunidade de servir ao desenvolvimento pleno e integral.
ORIENTAÇÂO PERSONALIZADA
Juliana oferece atendimentos terapêuticos personalizados para crianças e adolescentes, promovendo o desenvolvimento emocional e comportamental de forma consciente e acolhedora. Cada sessão é adaptada às necessidades individuais, proporcionando um ambiente seguro e empático para o crescimento saudável.
Os atendimentos incluem a abordagem da terapia cognitivo-comportamental, visando ajudar as crianças e adolescentes a lidar com questões emocionais e comportamentais de forma eficaz. A terapia infantil busca promover habilidades de enfrentamento e autoconhecimento, desenvolvendo recursos para lidar com desafios do dia a dia.
Além dos atendimentos para crianças e adolescentes, oferece orientação e suporte para os pais, auxiliando-os a compreender e lidar com as necessidades dos filhos de maneira consciente e eficaz. O foco está em proporcionar ferramentas e estratégias para promover uma relação saudável e empática com os filhos.

#Neuropiscopedagogia #NeuroEducação #NeuroAprendizagem #DesenvolvimentoCognitivo #NeuroDesenvolvimento #PaisConscientes #ParentalidadeConsciente #EducaçãoPositiva #MaternidadeConsciente #PaternidadeConsciente #PaisPreparados #JornadaPaisPreparados #ParentalidadePlanejada #PreparaçãoParental #PaisPlanejados #DesenvolvimentoInfantil #DesenvolvimentoParental #CrescimentoInfantil #ApoioParental #EducaçãoInfantil #CrescerComAmor #EvoluçãoParental #AcompanhamentoInfantil #EducaçãoMontessori #MétodoMontessori #TerapiaInfantil #AtendimentoClínico #ConsultoriaParental #SaúdeInfantil #Psicopedagogia #Neuropisco
Comentários